Plínio Jr. é pré-candidato a Presidência da República pelo PSOL

Postado por Modesto Neto às 12:15

Plínio Jr. apresenta sua pré-candidatura a Presidente no Congresso do PSOL

O economista e professor livre-docente da UNICAMP, Plínio de Arruda Sampaio Jr. foi lançado como pré-candidato à Presidência da República no 6º Congresso Nacional do PSOL, que ocorreu em Luziânia entre os dias 2 e 3 de dezembro. A pré-candidatura encampada por um conjunto de forças políticas e correntes internas do Partido Socialismo e Liberdade tem a simpatia de jovens militantes, intelectuais brasileiros, ativistas de movimentos sociais e mandatários do PSOL como o vereador carioca Renato Cinco e o deputado paulista Carlos Giannazi. Intelectuais como Paulo Arantes, Ricardo Antunes, Ruy Braga, e, figuras históricas do PSOL como Babá e Robério Paulino, também são entusiasta da pré-candidatura. 

A ex-deputada federal e ex-candidata à Presidência da República, Luciana Genro, declarou apoio a pré-candidatura do Plínio Jr. O apoio da principal figura pública do partido pode ter um peso substancial no momento que o PSOL decidir bater o martelo sobre seu candidato. A instância máxima do partido (o 6º Congresso Nacional) aprovou uma Conferência Eleitoral para o final do primeiro trimestre de 2018. A expectativa é que o nome do partido ao maior cargo da República seja oficializado até o final de março.

Plínio Sampaio não é o único pré-candidato do partido. A líder indígena Sônia Guajajara, o pedagogo e líder do movimento negro baiano, Hamilton Assis e o intelectual catarinense que preside o Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), Nildo Ouriques, também tiveram seus nomes lançados.  O líder do MTST, Miguel Boulos também é um dos nomes que poderá filiar-se ao PSOL e pleitear a disputa presidencial. O nome de Boulos enfrenta forte resistência entre os setores do partido que são mais críticos a política econômica aplicada nos últimos governos do PT, liderados por Lula e Dilma Rousseff.




Para conhecer e assinar o Manifesto de Lançamento da Candidatura de Plínio Jr clique AQUI. A Página Pública do candidato no Facebook pode ser acessada AQUI.




Conheça o catarinense Nildo Ouriques, que pode ser candidato à presidência pelo PSOL. Veja AQUI e acompanhe o Faceboook de Nildo AQUI MESMO.




Movimento ecossocialista lança Sonia Guajajara como pré-candidata à Presidência da República. Veja AQUI.  A página pública no facebook da pré-candidata também tá AQUI.



Acompanhe a página pública de Hamilton Assis no Facebook AQUI.

Categorias: