6º Congresso Nacional aprova entrada do MAIS no PSOL

Postado por Modesto Neto às 10:51

Os trabalhos deste sábado (02), do 6º Congresso Nacional do PSOL, que acontece em Luziânia/GO, encerraram com a aprovação do ingresso do MAIS (Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista) no partido. Por unanimidade, os delegados e as delegadas aprovaram a resolução que estabelece as diretrizes para a filiação dos militantes que integram a organização.

Defendida pelo historiados e professor do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Valério Arcary, a entrada do MAIS foi recebida com muito entusiamo pelos militantes presentes no 6º Congresso Nacional. “É motivo de orgulho que as camaradas e os camaradas do MAIS tenham encontrado no PSOL seu espaço de organização e militância. A identidade no programa se demonstrou na prática na luta social, na frente povo sem medo e na luta contra o golpe e as medidas anti-populares de Temer”, destaca trecho da resolução aprovada.

O movimento decidiu solicitar o ingresso do PSOL em seu congresso nacional, realizado de 27 a 30 de julho deste ano. Antes disso, o MAIS atuava como movimento independente desde que surgiu, no dia 23 de julho de 2016, fruto de uma ruptura com o PSTU.

O documento aprovado por unanimidade define, ainda, como se dará a participação dos novos militantes nas instâncias partidárias. “Considerando as circunstâncias da entrada de um coletivo organizado nacionalmente, é necessário um processo de transição que garanta a participação do MAIS nas instâncias de decisão do partido, mas não comprometa o princípio do voto e a proporcionalidade das instâncias tal qual aferida pelo congresso”.
Categorias: