Jaçanã: um exemplo de gestão participativa no Rio Grande do Norte

Postado por Modesto Neto às 14:14

A grande maioria das prefeituras do Brasil atravessam uma crise financeira sem precedentes. A grave crise econômica e o crescimento do desemprego, que já atinge 13 milhões de trabalhadores no país, são empecilhos atuais da realidade política brasileira, que afetam as pequenas e médias cidades. O crescimento da violência e da pobreza, marcam parcela significativa da maioria dos municípios. Valendo-se do pretexto da crise os prefeitos tem aproveitado para se eximir de responsabilidade de reunir-se com os trabalhadores. Na pequena cidade de Jaçanã, o prefeito Oton Mario age de forma inversa e se reúne com trabalhadores para tratar de suas demandas.

Nesta quinta (16) Oton e a vice-prefeita Josiane Silva, reuniram seu staff e discutiram as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores da saúde, em especial com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE). Os servidores reivindicavam um espaço de diálogo com a gestão há tempos, mas as gestões anteriores se mostraram fechadas as conversas com as várias categorias de trabalhadores. A Prefeitura Municipal de Jaçanã está sendo exemplo de inovação quando se trata de participação popular. Apesar da nova gestão ter menos de três meses de trabalho, esta não foi a primeira reunião que o Executivo realiza com trabalhadores e setores populares. 



Vale destacar que na reunião com os agendes de saúde foi pleiteado com o Poder Executivo foi pleiteado melhores condições de trabalho que contemplam as demandas por fardamento e Equipamento de Proteção Individual (EPI), instalação de ponto eletrônico, incentivo financeiro aos agentes de saúde e de endemias, horário corrido, dentre outras. Atualmente a rede municipal conta com 21 Agentes Comunitários de Saúde distribuídos em 3 Postos de Saúde da Família (PSF) e 6 Agentes Comunitários de Endemias. O prefeito esclareceu que a prefeitura já vem trabalhando para conferir uma melhor estrutura aos profissionais que cuidam das pessoas nas comunidades. 

Além da participação popular o pilar da gestão transparente tem sido destaque na Prefeitura Municipal de Jaçanã que com apenas um mês de trabalho já divulgou um balanço das ações realizadas. Confira as realizações da gestão e conheça melhor a cidade no documento “Balanço de um mês de gestão”

Categorias: