Correntes do PSOL indicam Géssica Regis para compor chapa majoritária com Robério Paulino

Postado por Modesto Neto às 15:28


O PSOL em Natal (RN) chegou aos 22% dos votos na eleição para o Governo do Estado em 2014 através da candidatura do professor da UFRN, Robério Paulino. Neste pleito de 2016, Paulino é o nome do partido para a disputa majoritária e aparece como segundo colocado em recentes e consecutivas pesquisas da Seta e Instituto Consult. Agora o debate interno do PSOL está voltado para a indicação da candidatura a vice do professor Robério.

A convenção do PSOL Natal está marcada para o domingo (24) e no partido que é construído por correntes internas é natural a divergência política. A Nova Práxis, a Insurgência e a LSR, três tendências internas do PSOL que atuam no Rio Grande do Norte e em Natal, lançaram o manifesto “Por uma chapa majoritária das lutas!” onde indica o nome de Géssica Regis, uma jovem mulher feminista que esteve à frente de importantes mobilizações do último período. Géssica participou ativamente das manifestações de julho de 2013 e dos atos pela redução da tarifa do transporte público. A indicação de Géssica deverá ser votada na convenção do partido. O professor Robério Paulino também subscreve o manifesto.

Leia o manifesto na integra abaixo:



Nos próximos dias, o PSOL Natal irá definir o nome que comporá, como pré-candidata/o a vice-prefeita/o na chapa majoritária juntamente com o Prof. Robério Paulino, já escolhido em congresso municipal como pré-candidato a prefeito para enfrentar as oligarquias locais. A escolha de Robério por unanimidade no congresso municipal ocorreu tanto em função da expressiva votação obtida por ele em 2014, quando alcançou 22,5% dos votos em Natal, como também por ele estar desde longa data na luta de nosso povo. 

Com o sentido de reforçar o caráter de pré-candidaturas que expressem as lutas reais das\dos trabalhadoras\res, da juventude e dos setores oprimidos, os signatários desse manifesto, abaixo assinados, vêm a público defender para compor a chapa majoritária do PSOL em Natal nas eleições que se acercam, como pré-candidata a vice-prefeita, o nome da companheira Géssica Regis.

Nos últimos anos, a cidade de Natal passou por grandes mobilizações, tendo a juventude como principal protagonista. Assim, entendemos que o nome de Géssica expressa a indignação da juventude natalense, que, por duas vezes, derrubou os aumentos na tarifa de ônibus, aprovou o passe livre e foi às ruas em massivas manifestações, em junho de 2013. 

Defendemos que tal escolha não ocorra apenas por acertos e acomodações de interesses das correntes do partido, mas pensando acima de tudo no que é melhor para a cidade e para derrotar as oligarquias que controlam nosso município. É também fundamental que se expresse nas eleições o levante feminista que vem protagonizando fortes lutas e ocupações desde junho de 2013, derrubando corruptos como Eduardo Cunha. Por isso, para nós, é um orgulho a defesa do nome de uma jovem, mulher e feminista, para mostrar que a política deve ser ocupada também por mulheres. 

Convidados as demais correntes, militantes, simpatizantes, filiados e a população para manifestarem seu apoio e declararem sua defesa à chapa conectada com junho de 2013, com o levante das mulheres e com as principais lutas da nossa cidade. Defendemos que tal decisão deve ocorrer também com ampla participação da militância realmente ativa do partido. Por um PSOL democrático. 

Outra Natal é possível. Participe desse movimento.

Assinam:

Robério Paulino

Nova Práxis, corrente interna do PSOL.

Insurgência, corrente interna do PSOL.

LSR – Liberdade Socialismo e Revolução, corrente interna do PSOL.

Categorias: