Jovem, negro e da periferia: Josival Lima é eleito presidente do PSOL-RN

Postado por Modesto Neto às 22:30

Neste domingo (8) o PSOL no Rio Grande do Norte realizou o seu quinto congresso estadual, elegendo a delegação que representará os socialistas potiguares no Congresso Nacional e indicando a nova direção do Diretório Estadual para o biênio 2016-2017. O congresso ocorreu no Sindicato dos Bancários e reuniu aproximadamente duzentos militantes.

Os vereadores do PSOL em Natal, Sandro Pimentel, Mauricio Gurgel e Marcos Antônio, o ex-candidato ao Governo do Estado, professor Robério Paulino, o médico e ex-deputado federal Salomão Gurgel, os dirigentes sindicais Sônia Godeiro e Santino Arruda estiveram presentes, assim como delegações de várias cidades do Estado e representações de outros estados como Pernambuco, Amapá e Paraíba.

Ao todo serão 12 militantes do PSOL potiguar que participarão da etapa nacional do congresso, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Distrito Federal. Houve empate entre o Bloco de Esquerda e a Unidade Socialista na tiragem de delegados nacionais, cada setor elegeu 6 delegados.

A votação para a eleição do novo Diretório Estadual contou com 69 votos para o Bloco de Esquerda e 64 para a Unidade Socialista. O fechamento da composição completa da Executiva e do Diretório do partido deverá ser definido nos próximos dias pelas forças políticas que compuseram o Congresso.


O PSOL não fechou a composição completa do Diretório Estadual, mas já definiu o nome do seu novo presidente. O jovem militante negro, morador da Zona Norte Josival Lima, presidirá o partido nos próximos dois anos. O PSOL no RN está cada vez mais jovem, Além de Josival, outros jovens farão parte da direção do partido. 
Categorias: