Cristovam: ‘É hora de trocar Levy por Meirelles’

Postado por Modesto Neto às 12:32

Josias de Sousa – Folha S. Paulo

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a perda do grau de investimento decretada pela agência Standard & Poor’s exige de Dilma Rousseff “providências decisivas e rápidas”. A primeira delas, disse o senador ao blog, “é trazer de volta alguém como Henrique Meirelles”.

Sob Lula, Meirelles foi presidente do Banco Central. Agora, opina Cristivam, ele deveria ser acomodado na poltrona de Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda. “Fui defensor do Levy sempre, mas ele fracassou”, afirma o senador. “Levy perdeu a credibilidade, por mais que tenha competência. Não dá mais.”

Em 1998, quando ainda era filiado ao PT, Cristovam surpreendeu os correligionários ao sugerir que, se eleito, Lula deveria manter na Esplanada Pedro Malan, ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso. Ele explica seu conservadorismo na economia assim:


“Sou radical de esquerda na área da educação e no social. Mas sou conservador na política econômica. Não tem segredo, é uma questão de aritmética. E tem uma coisa que jamais pode ser ignorada em matéria de economia: confiança.” Para Cristovam, a volta de Meirelles restauraria a confiança.
Categorias: