Esquerda Diário entrevista Gregório Duvivier sobre redução da maioridade penal

Postado por Modesto Neto às 13:02

Um dos principais portais de notícias da esquerda socialista no Brasil, o “Esquerda Diário”, entrevistou o humorista Gregório Duvivier durante recente manifestação no Rio de Janeiro ontem contra a redução da idade penal. Nosso site reproduz a matéria na integra e recomenda aos leitores que acompanhem também o portal “Esquerda Diário”, um fabuloso instrumento de mídia a serviço dos trabalhadores e da juventude.
________________________________

ENTREVISTA: GREGÓRIO DUVIVIER CONTRA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Gregório Duvivier, humorista do Porta dos Fundos, e colunista da Folha de São Paulo, esteve presente no ato contra a redução da maioridade penal no Rio de Janeiro nesta terça-feira e falou ao Esquerda Diário porque é contrário à redução da maioridade penal.


ED: Por que você é contra a redução?

Gregório Duvivier: Sou contra a redução da maioridade penal, eu acho que ela só vai aumentar o genocídio da população jovem negra no Brasil. Eu acho que ela não diminui a violência, diminuir a violência é outra coisa, é educação, é distribuição de renda, é um monte de outras medidas que demoram mais, ao longo prazo, mas que definitivamente são mais benéficas para a sociedade.

Eu quero uma sociedade mais educada, eu quero uma sociedade não com mais gente presa, não quero mais presídio, eu quero uma sociedade com mais gente na escola, com mais gente criando, estudando, lendo, escrevendo.

E isso ai dá muito a visão de que o Brasil está caminhando para aumentar o poder punitivo do Estado, em vez de aumentar a liberdade individual do cidadão, aumentar a instrução do povo. Então me deixa muito triste ver que o Brasil está retrocedendo, porque a gente tem uma democracia muito frágil no Brasil, a democracia no Brasil tem vinte e poucos anos e ela está sujeita a uma mudança, está sujeita a Eduardo Cunha dar um golpe, porque esse foi um golpe, está sujeita a instaurar leis totalmente retrogradas como a redução, está sujeita o tempo todo à volta a ditadura, está o tempo todo flertando com a ditadura, pedindo uma intervenção militar, as pessoas estão pedindo. Então a gente não sabe lidar muito bem com a democracia, essa medida é um exemplo claro que a gente não está acostumada à democracia, a gente quer menos democracia e é muito triste isso, ver que a gente está
retrocedendo, muita gente quer a volta da intervenção militar. Então vamos para frente.

ED: O que você acha de uma outra medida que está em negociação entre o PT e o Serra sobre o aumento das penas: em vez da redução aumentar as penas de reclusão mexendo no ECA para aumentar para 8 anos a detenção?

Gregório Duvivier: Eu acho um pouco menos pior do que a redução, mas também acho horrível, não tem que aumentar o poder punitivo do Estado, não tem que. O Estado já pune muito no Brasil. O Estado pune demais a população pobre e, de menos a população rica. Então a gente sabe que a redução da maioridade não vai afetar o Thor Batista que assassinou um sujeito dirigindo, não vai afetar o cara que queimou o índio, não vai! Então isso aí só vai servir para prender mais pobre. Se tem uma coisa que o Brasil já faz é prender o pobre. Não tem que aumentar o tempo do pobre na cadeia, tem que, ao contrario, inserir ele na sociedade e não marginalizar quem já está à margem.


Categorias: