Em Videoconferência AL-RN e Câmara de Angicos debatem a questão da seca

Postado por Modesto Neto às 21:51

Por iniciativa do deputado estadual Hermano Morais [PMDB], a Assembleia Legislativa do RN realizou nesta sexta-feira, 13, audiência pública com escopode discutir a Seca e políticas de convivência com o semiárido. O grande diferencial foi à implantação do sistema de videoconferência.

Presidida pela Vereadora Presidente Nataly Felipe [PTB], a sessão iniciou por volta dás 9h30, e prosseguiu até ás 14h. Simultaneamente, a Assembleia Legislativa interagiu com o parlamento Angicano. Agricultores e populares se fizeram presente nas entrelinhas da Câmara para assistir a referida audiência.

Na Assembleia, participaram da audiência o senador Garibaldi Alves Filho [PMDB], o deputado federal, Rafael Mota [PROS], os deputados estaduais Tomba Farias [PSB], Raimundo Fernandes [PROS], Ezequiel Ferreira [PMDB], Fernando Mineiro [PT], Álvaro Dias [PMDB] e Carlos Augusto Maia [PTB], representantes da Emparn, Semarh, Caern, Idema, Sape, Dnocs, Femurn, Ufrn e Faern.

Já na Câmara Municipal de vereadores de Angicos, preencheram o dispositivo; A Presidente da Câmara, Nataly Felipe [PTB], o Vice-Prefeito da Cidade, Dr. Deusdete Gomes [PTB], os vereadores; Nivaldo Gomes [PV], Clovis Tiburcio [PMDB], Jalmir Dantas [PP], Neto Maciel [PMDB], Junior de Chicola [PSD], Edileuza Palhares [PMDB] e Grimaldi Cosme [DEM], a secretária de Educação, Cínara Damasceno, Gilcia Maria diretora da 8ª Dired, Erivelton Fernandes Pastor da Assembleia de Deus, o Líder sindicalista, Ivanaldo Rogério e Anilton Souza.

O Deputado e Presidente do parlamento, Ezequiel Ferreira, foi o grande idealizador da proposta inovadora da transmissão por meio de Videoconferência. Ezequiel articulou-se com o Vice-Prefeito, Deusdete Gomes, e juntos posicionaram a ideia inicialmente para Angicos e São Tomé. O Presidente da Assembleia sugeriu durante discurso, a criação de uma comissão legislativa com a finalidade de coordenar e articular as ações de combate à seca.

— A ideia do Deputado Ezequiel Ferreira, de transmitir a audiências ao vivo através do sistema de videoconferência configura-se como um importante fator inovador tecnológico. A proposta é digna de ser enaltecida, pois, irá aproximar ainda mais, a população do parlamento Potiguar. Desde já, agradeço a presteza e atenção do Presidente da Assembleia para com Angicos e, parabenizo-o pela brilhante iniciativa, — discorreu Deusdete Gomes.

Pela primeira vez, a Cidade de Angicos comportou uma sessão desta magnitude em conformidade e sintonia com Casa Legislativa Potiguar. Apesar do pouco tempo, a gestão da atual presidente da Câmara, Nataly Felipe vem ganhando destaque e notoriedade em todo o Estado norte-rio-grandense.

O objetivo central da audiência foi debater ciclos da seca e as políticas de convivência com o semi-árido, bem como, a apresentação dos projetos e ações do governo estadual para o enfrentamento aos efeitos da seca no Rio Grande do Norte. Atualmente, no RN, 152 municípios se inserem no rol de situação de emergência, sendo 11 em colapso no abastecimento.


Fonte e imagem: Angicos Notícias
Categorias: